7 MANEIRAS DE OBTER MAIS ENGAJAMENTO NO FACEBOOK

VISUALIZAÇÕES EM VÍDEOS DO FACEBOOK

7 MANEIRAS  DE OBTER MAIS ENGAJAMENTO NO FACEBOOK
7 MANEIRAS  DE OBTER MAIS ENGAJAMENTO NO FACEBOOK

Por que é tão difícil obter visualizações no Facebook ?

As visualizações de postagem dependem em parte do "alcance orgânico", uma pontuação métrica que você pode verificar na sua guia Insights. Alcance orgânico é a quantidade de usuários que veem suas postagens através de circulação gratuita e não remunerada.

Agora que o Facebook está cheio de conteúdo, o alcance orgânico está diminuindo à medida que a plataforma tenta refinar o que cada usuário vê. 

Simplificando, há muito conteúdo disputando por atenção. O Facebook prioriza postagens mais relevantes e envolventes para o usuário, por isso vale a pena saber o que interessa ao seu público. Se você quer ser notado no Facebook, experimente o tráfego pago, hoje em dia é a melhor forma de chamar atenção do seu público alvo de forma mais objetiva.

1. Desenvolva um público altamente direcionado.

Surpreendentemente, ter muitos seguidores pode prejudicar sua visibilidade no Facebook. A plataforma recompensa atividades significativas, por isso a popularidade sem engajamento é inútil. Quanto maior o seu público, mais difícil é manter os níveis de engajamento altos.

Algoritmos do Facebook veem suas postagens como spam se você tiver muitas visualizações, mas poucos cliques. É mais eficaz atingir um público gerenciável de pessoas que se envolvem regularmente com seu conteúdo.

Comece verificando seus seguidores atuais e como eles interagem com seu conteúdo. Procure tendências entre seus interesses e demografia para construir uma persona de marca.

Use a ferramenta Otimização de Audiência para encontrar públicos preferidos e sósias que provavelmente respondam bem ao seu conteúdo. Dessa forma, você tem mais chances de ganhar comentários, curtidas e compartilhamentos em cada post. Amigos do seu público preferido também podem ver conteúdo, o que aumenta seu alcance orgânico.

2. Crie conteúdo compartilhável, mas poste com menos frequência.

Pare de se sentir culpado se não estiver postando atualizações o dia todo. Um estudo da HubSpot de 2015 mostrou que páginas de negócios com 1.001 a 10.000 seguidores recebem menos cliques quanto mais postam. De fato, as organizações que postam 60 vezes por mês ganharam 60% menos cliques por postagem, em comparação com empresas com cinco ou menos posts mensais.

Aponte para uma faixa máxima de cerca de 5 a 30 postagens por mês, e tente não exceder mais de dois posts por dia. Em vez disso, concentre-se em criar chamadas para ação que motivam as pessoas a continuar se envolvendo com seus posts. Por exemplo:

  • Faça uma pergunta para solicitar comentários.
  • Dê aos leitores uma dica importante com um auxílio visual para obter reações.
  • Peça aos leitores que compartilhem experiências relacionadas a um tema.
  • Faça concursos que gerem engajamento contínuo para vencer.
  • Compartilhe um grupo de links úteis sobre um tópico de como fazer e peça aos outros que façam o mesmo.

A interação recorrente mantém seu conteúdo alto em feeds de notícias, fornecendo acesso a redes mais amplas.

3. Siga um cronograma de postagem fora do pico.

Se você postar nos horários de pico, você estará competindo com conteúdo gerado pelo usuário e empresas populares. O conteúdo do usuário tende a obter mais influência do Facebook porque as pessoas se preocupam mais com suas selfies e fotos de animais de estimação do que com suas promoções.

A correção simples é postar em horários fora do pico quando seus concorrentes estão menos ativos. A melhor programação depende da sua localização, conteúdo e público. 

  • Quinta a domingo é o maior período de engajamento.
  • As horas de 1 a 4 p.m. são mais eficazes no geral.
  • Postagens em torno de 1 p.m., 3 p.m., ou 9 a.m. geralmente recebem mais cliques e compartilhamentos.

A postagem fora do pico funciona bem porque reflete a programação diária da pessoa média. Muitos usuários verificam seus feeds pela manhã e durante as pausas para o trabalho ou escola. Suas postagens são mais propensas a classificar mais alto quando os usuários fazem logon, pouco antes do tráfego aumentar.

4. Crie posts no Facebook evergreen

Como você provavelmente sabe, os empreendedores mais bem sucedidos trabalham de forma mais inteligente, O mesmo se aplica à criação de conteúdo que atrai consistentemente os usuários do Facebook para sua página. O conteúdo evergreen é inestimável porque você pode continuar redefinindo-o para economizar tempo e recursos.

Na guia Insights, você pode exportar dados detalhados sobre visualizações de postes e páginas. Use esse recurso para descobrir quais tipos de conteúdo têm vida útil mais longa, como memes, como fazer, listas e receitas. Tente reformular postagens com uma nova manchete, legenda ou visual para reintroduzir o conteúdo que os usuários já amam. Libere postagens sempre em diferentes horas do dia para alcançar mais usuários.

5. Use o reforço para metas precisas

Posts impulsionados são uma opção paga para obter visualizações. Uma vez que o aumento requer uma taxa, é sábio reservar essa tática para objetivos específicos. Digamos que você está promovendo um evento, produto, venda ou download.

Impulsionar uma postagem pode expor seu conteúdo ao número mínimo de usuários durante o período de promoção. Você pode adaptar a campanha para engajamento ou visitas ao site e escolher uma duração.

A opção Boost Post está listada abaixo de cada post. O recurso é útil para se envolver com públicos altamente relevantes. Você pode escolher demografia direcionada ou pessoas que gostem de suas páginas e seus amigos. O custo de aumentar com o tamanho do seu público, então promova o post organicamente primeiro para maximizar seu investimento.

6. Inicie ou participe de um grupo no Facebook.

Semelhante ao alcance orgânico de uma empresa, grupos abertos podem ser regados. O marketing do Facebook é sobre obter pessoas altamente engajadas compartilhando em comunidades solidárias e leais.

Com isso em mente, atenha-se a grupos ativos com temas claros de conteúdo, horários de atividades e regras de postagem. Esses grupos são mais propensos a produzir fortes referências e oportunidades para compartilhar sua experiência.

7. Planeje uma estratégia de divulgação de influenciadores

Olhe para influenciadores em ascensão e clientes leais como uma fonte de prova social. Influenciadores de alto nível têm grandes comunidades de seguidores, dificultando manter seus esforços de engajamento focados. Em vez disso, tente identificar pessoas com públicos ativos e crescentes que possam se beneficiar da promoção cruzada.

Alguns de seus clientes podem ser proprietários de negócios com audiências sobrepostas. Se acontecer de você ter mavens de mídia social em sua equipe, ofereça bônus de indicação para pessoas que promovam o seu negócio. Uma recompensa tão simples quanto um dia extra de férias ou um vale-jantar poderia incentivá-los.

Não se enganem — aprender a obter mais visualizações no Facebook é um grande compromisso. No entanto, o boca-a-boca e o marketing social estão se tornando as estratégias de crescimento mais eficazes.